A forma como você decora o seu ambiente vai muito além de uma questão estética. Uma escolha bem pensada de cores, móveis e elementos ajudam a despertar emoções em quem está no espaço. Pensando nisso, e com o objetivo de gerar bem-estar, a decoração sensorial é uma tendência que estimula os cinco sentidos na hora de escolher os elementos que vão dar vida ao seu lar.
Dessa forma, a técnica consiste em combinar objetos e cores com o intuito de estimular a visão, tato, olfato, audição e paladar.
A decoração sensorial começou a ser utilizada para marcar ocasiões especiais como casamentos e festas, mas agora já é amplamente adotada para dar um charme a mais em qualquer ambiente.
COMO FAZER
.Visão
Além dos tons aplicados nas paredes, na decoração sensorial, é recomendado optar por objetos que estimulem o sentido da visão. Mas, como? Utilizando utensílios que refletem cores, formas e luzes. Para isso, aposte em cores fortes, artefatos com formas geométricas e inusitadas, como abajures, pendentes com luz direcionada, luzes coloridas, ou de led.
.Tato
Na decoração sensorial, o tato pode ser estimulado utilizando múltiplas texturas.
+ Que tal renovar seu ambiente com a textura granulato?
Nas paredes, podem ser aplicados efeitos tradicionais, como grafiato, bico de jaca ou chapiscada, ou especiais, como as opções da Miracor. Entre elas, estão: rústica, clássica, lisa, granulato, marmorizado fosco e marmorizado brilhante. Você pode conferir todas aqui.
No caso dos tecidos, explore opções como veludo ou crochê, além de tecidos macios como o algodão. Neste sentido, invista também em plantas, principalmente naquelas que reagem ao toque, como as dormideiras.
.Olfato
O aroma é algo que costuma marcar um ambiente. Muitas vezes, desenvolvemos lembranças de locais e viagens que estão completamente relacionadas ao olfato, muitas vezes inconscientemente, e apenas nos damos conta disso quando reencontramos aquele aroma!
Por isso, utilize velas, difusores e saches aromatizantes para perfumar o espaço e criar uma memória afetiva a todos que o visitam. Essa dica é válida não somente para ambiente de moradia, mas também para lojas, consultórios, clínicas, sedes de cursos, que podem criar uma lembrança involuntária nos clientes personalizando o ambiente com uma “assinatura aromática”.
.Audição
Como é aconchegante e relaxante ouvir aquele barulhinho de água corrente, de lenha crepitando, não é mesmo? Neste sentido, uma ótima forma de explorar a audição na sua decoração sensorial é explorar objetos que emitam sons relaxantes, como o sino dos ventos, uma lareira e fontes de água. Eles ajudam a gerar bem-estar com o efeito sonoro que criam no espaço.
.Paladar
Quem nunca chegou em um ambiente e ficou feliz em ver balas e bombons dispostos em potes vistosos? Na decoração sensorial, a ideia é aguçar o paladar e dar um toque especial à sua casa. Para isso, você pode utilizar não apenas bombons e balas, mas também arranjos comestíveis e frutas, por que não?
A soma dos cinco sentidos no décor da sua casa pode criar um ambiente ainda mais acolhedor. Já pensou nisso? Que tal apostar nessa ideia?




